quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ALERTA TERRA CHAMANDO !!!
Por uma era de paz, preservação e humanismo.

Após o fracasso por um acordo mais consistente na Conferência do clima (COP-15) em dezembro do ano passado em Copenhague, fica a deixa para a reflexão da urgência por um acordo global, ações para preservar o planeta e medidas de redução dos gases do efeito estufa. O aumento da temperatura da Terra, poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares, conforme muito noticiado na mídia nos últimos anos. Escrevendo sobre a ameaça desse aquecimento, que poderia causar o derretimento da calota polar nos mares do Ártico e a competição militar na região, nesse texto também chamo a atenção para a não-proliferação do armamento nuclear e para a proposta do Grupo Pugwash Canadense, e sua luta para a redução do armamento nuclear e o estabelicimento da Zona Ártica Livre de Armas Nucleares (NWFZ). Espero que nesse ano de 2010 e nessa década o homem acorde para preservar o meio-ambiente e acorde para ações mais eficazes em relações aos direitos, igualdade e solidariedade entre os homens, indico aqui as oito áreas de atuação definidas pela Declaração das Nações Unidas e Programa de Ação sobre a a Cultura de Paz de 1999, uma proposta para que as relações humanas sejam permeadas pelo diálogo, pela tolerância, pela consciência da diversidade dos seres humanos e de suas culturas, ou seja, a paz na diversidade. A ONU definiu a cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz , em 13 de setembro de 1999.
As oito áreas de atuação definidas pela Declaração das Nações Unidas e Programa de Ação sobre a Cultura de Paz de 1999 são: 1) promover uma cultura de paz por meio da educação; 2) estimular a economia sustentável e o desenvolvimento social; 3) cultivar o respeito por todos os seres humanos; 4) assegurar a igualdade entre homens e mulheres; 5) incentivar a participação democrática; 6) promover a compreensão, tolerância e solidariedade; 7) apoiar a comunicação participativa e o livre fluxo de informações e conhecimento; 8) promover a paz e a segurança internacional. Bem, esse é o otimismo do autor desse blog que espera que o mundo faça valer essa proposta e respeite mais nosso Planeta Gaia. Um feliz 2010 a todos !!!

Ouvindo: Fleet Foxes - Blue Ridge Mountains

Um comentário:

Unknown disse...

Hugo,


Feliz ano novo!!

Que estes pontos sejam levados ao pé da letra pelos imperadores globais...se pelo menos nós fizermos a nossa parte já está valendo!

Ouvindo Pearl Jam - Just Breath